Nombre total de pages vues

12.7.17

Texto - Recordações


Chaves é um mero pretexto que me ajuda a propagar tudo o que penso hà decadas . Chaves, que pouco conheço, é um um exemplo de revolta lusa : "A ninguém faltava o pão se este dever se cumprisse, ganharmos em relação com o que se produzisse".


E se não se puder produzir ? Não se tem direito a viver condignamente ?!?!

Apenas me apetece com a frase precedente, sublinhar que
se Chaves, pouco "produz" não deixa de ser importabte territorio luso.

Mais, e quem não puder produzir pode ou não ter direito, assim mesmo, de viver como os demais... Lembro-me muito dos animais que me balizaram a existência. Todos fieis, agradecendo a minha companhia.

Por fim, filosofando de forma simples, o que é a produção ? Simplificando : trabalho fisico ou intectual, escrever, construir ideias diferentes, imaginar, contemplar... Digam se para isso salario é imposição...

Digam se ver familiares e amigos, em fotos quase ja sem cor , merece remuneração...

A arte, como a pintura, o desenho, a fotografia não tem preço  ; o mundo não se resume so ao monetario...

Lembrar a primeira namorada, lembrar Amigos de infância, e sem em qualquer instante pensar : que deveria fazer neste momento, sabendo que a amiga era doutro Amigo... Que fazer nesse momento ? Errar sem duvida. !

Vem-nos à memoria, num apice, sonhos passados como se presentes estivessem.

Sonhei então uma parte da noite com o meu Engenheiro de tio Vitor. Pessoa delicada, educada, inteligente, culta, que tinha conhecimentos perfeitos sobre quase todas as matérias.

Tive oportuninade de com ele conviver durante um dos muitos estagios organizados pelo Ministério dos Negocios Estranhos, fins dos anos noventa.

A minha tia Luisa, culta, era muito mais "maluca" que eu... Sabendo que o marido - que adorava -  não queria que ela fumasse, esperava até tarde que ele se deitasse, para beber um whisky e fumar, comigo alguns  dissimulados cigarros.

E do quarto andar antigo, atirava a beata com balanço e estilo, quase passando por cima do corrimão da varanda, o que me deixava horrorizado...

Hoje a minha Zi morreu ; e eu deixei de fumar !

12-07-2017

JoanMira