Nombre total de pages vues

3.3.18

Como são os senhores diplomatas ? - Texto

Résultat de recherche d'images pour "caricatura de mulher feia"
Não  contêm o meu cérebro nem qualquer massa cinzenta e ainda menos obscura ; como todos os seres, por vezes - raramente – utilizamos a dita caixa, que alguns teimam em chamar-lhe cornal, para nos apearmos , enquanto é tempo, do comboio que nem ao inferno conduz.

Vivemos sem temor da cobardia que nos assiste ; por vezes, num raio, visualisamos a pobre condição humana…

Nem me queria sequer referir a André Malraux. Conquanto seja um reconhecido intelectual não me aparento a ele.

Então, orgulho indevido, vaidade parola ? …

Nada disso ; na vida que levo foi-me dado muitas vezes conviver com seres de alto gabarito e com outros, humildemente parecidos comigo.  

A minha parca inteligência não me permite estabelecer uma lista dos bons e dos outros…

Mas, já agora, percorrendo o passado, que na minha vida profissional começou a 2 de Novembro de 1976, lembro-me sem querer do meu primeiro chefe : o cônsul Ruy Leitão ; um senhor reconhecido por todos.

Depois, veio o Pinto Machado, um louco sobre o qual não me vou agora atardar…

Num período em que estava prestes a morrer, chegou a Conceição Moreira. Nem sequer me foi visitar ao hospital ; ganhava o seu “indevido” fazendo crochet em casa e pedindo ao escravo que a fosse representar a qualquer convite…

E então chegou a mais caricatural de todas ; a Manuela Ruivo ; conhecida pela ruiva de ma pelo ; chegava ao consulado em gritos, ralhava com os emigrantes (perdão, portugueses residentes no estrangeiro) e saia do consulado a berrar ; foi chamada a Lisboa mas mesmo assim continuou a servir-se do consulado e alguns lacaios até que fui obrigado a “despedi-la”.

E em seguida…


Será para um próximo post. 

03-03-2018
JoanMira