Nombre total de pages vues

5.4.18

JoanMira - "A miséria que nos impôem" - Texto


Résultat de recherche d'images pour "caricatura de cavaco silva miseravel"

Quando primeiro lhe retiraram o vencimento e logo a seguir o despediram, o amigo Bruno da Flôr , pensou em voz muito alta : "Arre cårulh°!”… Côrulh°s me rrrefondouåm  o cårulho! O Que é queu fiz!?... E...acabou por fazer... o que o patrão sempre fizera : entrou no gamanço!

Não sei, o que fez o meu amigo transmontano, a não ser fortes e ameaceadoras  vociferações, o que no minimo se pode esperar de todo ser humano odiando a injustiça .  Certo é que foi repentinamente atirado para o mundo "maravilhoso" dos desempregados !...

Neste mundo FDP a solidariedade terminou.

Os patrões orgulham-se da lei criada com a conivência activa dos politicos e muitos “miseráveis” baixam a cabeça; "porque pior ainda pode acontecer".

A Historia da Humanidade vive de ciclos; a sua concretização ainda esta presente na Historia contemporânea ou recente ; recordemos, por exemplo, a data de 25 de abril de 1974 e 14 de Julho de 1789 : a nada pacifica Revolução francesa…

Dizem que foi duma violência horrionda ! Não concordo, porque mesmo assim continuamos a ser "f#did°S por parasitas cujo menor defeito é a barbárie.

Não vem, talvez, muito a proposito, mas lembrando-me dos crimes cometidos contra os seres, memorias transmitidas por pessoas que as viveram ou por outros meios mediaticos, poderiamos talvez imaginar que se nos anos “40” Portugal tivesse sido ocupado por forças estrangeiras o que faria você contra essa invasão?

Confesso que, tendo nascido pós guerra e não tendo sido torturado por invasores, ter-se-me-ia colocado a questão fundamental : que terias tu feito? Não sou herói e, provavelmente, ter-me-ia revoltado… Mas não sei…Porque quando amigos próximos, família… se encontram reféns de alguns FDP o que fazer?

Mas parece que na nossa era ainda não chegamos ao auge da crueldade…

Os nossos actuais esbirros utilizam outra artimanha: obrigar os seus subalternos a submeter outros subalternos, com muita chantagem e estratégia que é conhecida desde que o primata se ergueu; objectivo: que todas as ovelhas continuem, sem reflectir, a subjugar-se aos donos do acarneirado rebanho.

Não sendo animal irracional, nem macaco, ovelha, cãozinho, nem gato, (o animal com o qual mais me pareço)... Não sendo sequer selvagem (apesar de uma memoria crocodiliana sempre presente), podem fazer contas de diminuir: não me domesticarão... Pelo contrario!

05-08-2018
JoanMira