O "fumo" destruiu a substância. Fora ela vegetal, mineral ou fora humana , transformou-se em organismos multiplos. A evolução é permanente, porventura exponencial : o que hoje existe, nada mais serah dentro de um século... E começado o século, logo vai chegar outro milenario absorvido por seres individualistas submissos à tradicional ganância . O tempo universal nunca é reversivel... ele circula e de tempos a outros volta ao seu ponto incial.
E, dizem os "sabios", o bing bang não existe ? Sei là ?! Teses ha muitas, confissões, i.e., de fanaticos não faltam.
Ninguém detem esta verdade fundamental : porque nascemos, porque vivemos ? Para onde vamos depois do involucro se desfazer? Como seremos no espaco longincuo povoado de estrelas, planetas, asteroides, cometas e jorros de luz dificeis de imaginar...
A matéria é tão complexa, que o proprio Einstein acabou por dizer que tudo o que existe é obra do divino.
Deixemos a questão assim por ora. Dentro de biliões de anos-luz, talvez possamos iniciar a compreender o que nos aconteceu..
Não é que me apeteca dizer com isto que nada sabemos da nossa origem...quase.
Esta pequena mensagem nada pretende a não ser reduzir alguns ciêntistas à sua propria ignorância.
Arrogância ? Talvez ! Todos sabemos que ao confrontarmo-nos com problemas que ultrapassam a nossa capacidade de entendimento, preferimos esconder-nos atras de teorias que, mesmo não verificadas, nos dão um certo reconforto e nos impedem de ir alem do pensamento.
Eu sei que vou morrer... O Vinicius, grande poeta, assim dizia, e quando "fécharr" os olhos para sempre serei feliz.
27-12-2017
JoanMira